Ouça aqui:

Clima atual

Goioerê/PR

--º

--º

GOIOERÊ

Pedro Coelho inaugura nova UBS em Jaracatiá e amplia atendimento à saúde

UBS recebeu investimento de R$ 1,4 milhão do Governo Federal e passa a oferecer farmácia própria aos moradores de Jaracatiá.

Redação 104 News

Redação 104 News

Pedro Coelho inaugura nova UBS em Jaracatiá e amplia atendimento à saúde

Compartilhe:

A população de Jaracatiá, distrito de Goioerê, passou a contar com uma nova estrutura de saúde a partir desta segunda-feira (22). O prefeito Pedro Coelho e o vice-prefeito Brito da Saúde inauguraram a Unidade Básica de Saúde (UBS) Aureliano Francisco Miguel da Paz. A obra, por sua vez, recebeu investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão. Os recursos vieram do Governo Federal por meio do Novo PAC. O município, além disso, contribuiu com a cessão do terreno e mobilizou diversas secretarias para garantir a execução do projeto.

Farmácia própria e atendimento ampliado

A nova unidade, além de ampliar a capacidade de atendimento, conta com farmácia própria. Dessa forma, os moradores não precisarão mais se deslocar até a área urbana de Goioerê. Eles poderão, portanto, retirar medicamentos no próprio distrito. Durante a cerimônia, a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Tonelli Lopes, destacou a importância da estrutura. “É uma honra para Jaracatiá receber esta nova unidade“, afirmou ela. A secretária ressaltou, por exemplo, que a farmácia evita deslocamentos desnecessários.

Declarações das autoridades

O vice-prefeito Brito da Saúde, por sua vez, também se manifestou durante o evento. Ele ressaltou que a nova estrutura fortalece o trabalho das equipes. “Tenho certeza de que esta é uma das melhores unidades da região“, disse ele. O vice-prefeito completou, então, que a comunidade merece esse investimento. Com a nova estrutura, afinal, a qualidade do atendimento aumentará significativamente.

Projeto resgatado pela gestão

Durante o evento, o prefeito Pedro Coelho revelou um dado importante, ele afirmou que a atual gestão encontrou o projeto parado no sistema e precisou agir rapidamente para evitar a perda dos recursos federais.

“Quando assumimos a gestão, em janeiro de 2025, descobrimos que a obra estava cadastrada no sistema, mas corria risco de perder os recursos. Tivemos apenas 90 dias para concluir todo o processo licitatório e garantir que esse investimento chegasse à população”, destacou.

Economia e transparência

O recurso original previsto para a obra era de R$ 2 milhões. Contudo, após o processo licitatório, a construção saiu por R$ 1,4 milhão. A economia gerada, portanto, será devolvida ao Governo Federal. O prefeito explicou, além disso, que o valor retornará para outras obras beneficiando a população em novos projetos. “Essa obra não recebeu recursos do Governo do Estado“, frisou Pedro Coelho.

Estrutura moderna e participação popular

A nova UBS foi construída onde funcionava a antiga rodoviária do distrito oferecendo atendimento mais próximo e estrutura moderna. Os profissionais da saúde, por sua vez, terão melhores condições de trabalho, assim, a administração municipal espera fortalecer a atenção básica de Jaracatá com a unidade. O acesso aos serviços será ampliado significativamente.
Participaram da solenidade o vice-prefeito Brito da Saúde, a primeira-dama Simone Bráz Coelho, vereadores, secretários e lideranças locais, além da comunidade local que marcou presença nesse evento histórico para o Distrito.

Leia também:

Compartilhe:

Links úteis

Participe do nosso grupo no WhatsApp

Siga-nos nas Redes sociais

MAIS LIDAS